LINDA CASA/LOCALIZAÇÃO TRANQUILA/PANTANAL

Venda
R$ 1.050.000,00

Informações do imóvel

Tipo de imóvel Casa
Código 893
Bairro Pantanal
Ponto de referência POSTO IPIRANGA
Cidade Florianópolis
Transação Venda
Finalidade Residencial
Dormitórios 4
Sendo suítes 1
Banheiros 4
Vagas cobertas 2
Área privativa 251 m²
Área total 251 m²
Idade do imóvel 118 anos (1900)

Descrição

LINDA CASA/LOCALIZAÇÃO TRANQUILA/PANTANAL

LINDA CASA com 4 Dormitório, sendo 1 Suíte Master, com Hidro e Closet, ampla Sala Estar, Sala de Jantar, Hall de Entrada, Sacada, Cozinha Montada, ampla Dependência de Empregada, Área de Serviço, 4 Banheiros, sendo 1 Lavabo, ÓTIMA CASA Semi-Mobiliada, com 2 vagas, com piscina, Churrasqueira, Quintal, Linda Vista Panorâmica.

Localizado na região central de Florianópolis, entre os bairros Saco dos Limões, Carvoeira, Trindade e Córrego Grande, o bairro Pantanal está distante 5,7 km do centro de Florianópolis.

É um bairro predominantemente residencial, muito procurado por estudantes, por sua proximidade com a Universidade Federal de Santa Catarina e por sua localização, ao longo da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, principal via de acesso entre a Avenida Beira Mar Norte, na região central, e a Expressa Sul, no sul da Ilha.

Possui um pequeno comércio com mercado, bares, restaurantes, farmácia, padaria e posto de gasolina, entre outros. Entretanto, é a presença da Eletrosul - Centrais Elétricas S/A e da TVBV, emissora afiliada à Rede Bandeirantes de Televisão, que dão notoriedade ao bairro.

História

De acordo com Virgílio Várzea, um dos mais importantes escritores nascidos em Florianópolis, o nome do bairro Pantanal seria uma referência a um vale por onde corria o curso d?água conhecido como Riacho dos Limões. A presença do riacho fazia com que os terrenos desse vale fossem alagadiços, o que eventualmente teria levado os moradores a se referirem à região como Pantanal.

Com a chegada dos imigrantes açorianos, muitos pontos do interior da Ilha de Santa Catarina .passaram a ser habitados. Um desses pontos era a localidade de Trás do Morro, que virou a freguesia da Santíssima Trindade de Trás do Morro em 1853. Essa freguesia corresponde à região que é conhecida hoje como vale do Itacorubi e da qual fazem parte os bairros da Trindade, Santa Mônica, Itacorubi, Córrego Grande e, é claro, o Pantanal.

Os habitantes do Pantanal viviam em grandes chácaras e sua principal atividade econômica era a agricultura de subsistência. As famílias plantavam mandioca, cana-de-açúcar, café e vários tipos de frutas. Também criavam animais e administravam engenhos, o que permitia a produção de açúcar, melado e cachaça. Devido à dificuldade de acesso ao centro da cidade, algum comércio se formou com o passar do tempo.

Mapa